segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Trajetória da Matemática - II parte



Em torno do ano de 1935 um grupo de aproximadamente dez amigos, recém graduados da école Normale Supérieure de Paris e encarregados de ensinar nas diversas universidades francesas passou a discutir a validade da forma de apresentação dos textos antigos e resolveu formar um grupo,reunidos sob o pseudônimo de Nicolas Borbaki, para apresentar novos textos e novas abordagens para o ensino da matemática. O grupo  Bourbaki acreditava que as antigas divisões da matemática não mais deveriam ser consideradas válidas e resolveram propor, após muitas discussões acaloradas, os seguintes tópicos e ordenamento para o seu “éléments de mathématique”:
O grupo Borbaki foi o responsável pela adoção do  símbolo para representar conjuntos vazios, os símbolos N,Z,Q,R   e  C significando os conjuntos dos naturais, inteiros, racionais,reais e complexos respectivamente, da seta  para indicar a implicação e a adoção das palavras injetora, sobrejetora e bijetora para se referir à aplicações ou funções.
 •Teoria de Conjuntos,
 • Álgebra,
 • Topologia,
 • Funções de uma variável real,
 • Espaços vetoriais topológicos,
 • Integração.

1959
 • Russos lançam o SPUTINIK (disputa: oriente e
ocidente)
• Expansão industrial (pós guerra)

1960 – MATEMÁTICA MODERNA
Matemática útil para:
•Técnica
•Ciência
•Economia moderna
Seus princípais debates eram sobre; A calculadora, fórmulas, ligação da matemática com o cotidiano e materiais de ensino.

•GEOMETRIA: PONTOS, RETAS, PLANOS 
         

•INTERSECÇÃO


•DIAGRAMA DE VENN


•EXCESSO DE SÍMBOLOS


•EXCESSO DE EXPRESSÕES
 
•LÓGICA EMPIRISMO
 

MATEMÁTICA 
•Linguagem confusa
•Situações pseudo concretas
•Mágica
•Formalismo
•Demonstrações rigorosas
•Teoremas
•Termos não definidos
•Axiomas
•Propriedades
•Conceitos mais adiantados nas séries posteriores
•Não existia uma compreensão da ciência
•Tabuada
•Operações com muitos dígitos

1971 – Guias Curriculares
 

1980
Documento Agenda para Ação na Década de 1980 do National Council of Teachers of Mathematics – NCTM, dos Estados Unidos, tendo como o foco do ensino da Matemática, a RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
 


1985 – Proposta Curricular no Estado de São Paulo
 •Treino com habilidades
•Mecanização de algoritmos
•Memorização de regras
•Resolução de problemas
•Geometria – ELIMINADA ?!

Mas, persiste a linearidade. A Matemática é trabalhada inicialmente com o eixo Números, e somente após, Medida e Geometria, respectivamente.
Os livros didáticos acompanham essa estrutura.

1995 - 1997

 


1996

 










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