Em torno do ano de 1935 um grupo de aproximadamente dez amigos,
recém graduados da école Normale Supérieure de Paris e encarregados de ensinar
nas diversas universidades francesas passou a discutir a validade da forma de apresentação
dos textos antigos e resolveu formar um grupo,reunidos sob o pseudônimo de
Nicolas Borbaki, para apresentar novos textos e novas abordagens para o ensino
da matemática. O grupo Bourbaki
acreditava que as antigas divisões da matemática não mais deveriam ser
consideradas válidas e resolveram propor, após muitas discussões acaloradas, os
seguintes tópicos e ordenamento para o seu “éléments de mathématique”:
O grupo Borbaki foi o responsável pela adoção do símbolo ∅ para representar conjuntos vazios, os símbolos N,Z,Q,R e C significando os conjuntos dos naturais, inteiros, racionais,reais e complexos respectivamente, da seta ⇒para indicar a implicação e a adoção das palavras injetora, sobrejetora e bijetora para se referir à aplicações ou funções.
O grupo Borbaki foi o responsável pela adoção do símbolo ∅ para representar conjuntos vazios, os símbolos N,Z,Q,R e C significando os conjuntos dos naturais, inteiros, racionais,reais e complexos respectivamente, da seta ⇒para indicar a implicação e a adoção das palavras injetora, sobrejetora e bijetora para se referir à aplicações ou funções.
•Teoria de Conjuntos,
• Álgebra,
• Topologia,
• Funções de uma
variável real,
• Espaços vetoriais
topológicos,
• Integração.
1959
• Russos lançam o SPUTINIK (disputa: oriente e
ocidente)
• Expansão industrial (pós guerra)
1960 – MATEMÁTICA MODERNA
Matemática útil para:•Técnica
•Ciência
•Economia moderna
Seus princípais debates eram sobre; A calculadora, fórmulas, ligação da matemática com o cotidiano e materiais de ensino.
•GEOMETRIA: PONTOS, RETAS, PLANOS
•INTERSECÇÃO
•DIAGRAMA DE VENN
•EXCESSO DE SÍMBOLOS
•EXCESSO DE EXPRESSÕES
•LÓGICA EMPIRISMO
MATEMÁTICA
•Linguagem confusa
•Situações pseudo concretas
•Mágica
•Formalismo
•Demonstrações rigorosas
•Teoremas
•Termos não definidos
•Axiomas
•Propriedades
•Conceitos mais adiantados nas séries posteriores
•Não existia uma compreensão da ciência
•Tabuada
•Operações com muitos dígitos
•Situações pseudo concretas
•Mágica
•Formalismo
•Demonstrações rigorosas
•Teoremas
•Termos não definidos
•Axiomas
•Propriedades
•Conceitos mais adiantados nas séries posteriores
•Não existia uma compreensão da ciência
•Tabuada
•Operações com muitos dígitos
1971 – Guias Curriculares
1980
Documento Agenda para Ação na Década de 1980 do National Council of Teachers of Mathematics – NCTM, dos Estados Unidos, tendo como o foco do ensino da Matemática, a RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
1985 – Proposta Curricular no Estado de São Paulo
•Treino com habilidades
•Mecanização de algoritmos
•Memorização de regras
•Resolução de problemas
•Geometria – ELIMINADA ?!
•Mecanização de algoritmos
•Memorização de regras
•Resolução de problemas
•Geometria – ELIMINADA ?!
Mas, persiste a linearidade. A Matemática é trabalhada inicialmente com o eixo Números, e somente após, Medida e Geometria, respectivamente.
Os livros didáticos acompanham essa estrutura.
Os livros didáticos acompanham essa estrutura.
1995 - 1997
1996
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